Notícia - Senece - Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará

Outubro Rosa | Enfermeiros promovem um dia de ação pela prevenção ao câncer de mama

 

O Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece) promoveu um dia de atendimento gratuito à população em alusão ao Outubro Rosa. A ação contou com a participação de parceiros e colaboradores do sindicato.

 

 

A proposta é chamar atenção para a importância da prevenção com exames feitos a cada ano. Em um período de seis meses, alterações na mama podem surgir e devem ser avaliadas por profissionais. O autoexame é a maneira mais simples do paciente se observar.

 

 

Enfermeiros fizeram um alerta à segunda maior causa de morte pelo câncer. Um stand foi montado com diversas ações. No evento, os participantes puderam fazer exames de glicemia, de vista, aferição de pressão, autoexame com orientação de profissional, avaliação corporal, orientação motivacional com profissionais psicólogos, além de limpeza de pele, curso de automaquiagem e visitas a stands de beleza e de alimentação saudável. Ao final, diversos brindes foram sorteados.

 

 

No ciclo de palestras, a psicóloga Lorena Fernandes abordou o tema da importância do autocuidado na rotina da mulher, a enfermeira Val Guerra explicou a importância do autoexame e os cuidados da mama e o encerramento ficou com o maquiador profissional Franklin Farias com um curso de automaquiagem.  

 

A diretoria agradece a todos os envolvidos. 

 

Para a prevenção de doenças de trabalhos, Senece recebeu representantes do Cerest

 

 

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará, Anísia Ferreira, recebeu, na sede do sindicato, representantes do Cerest/Ce para ações integradas nos serviços em saúde oferecidos à categoria.

A diretora técnica do Cerest/Ce, Mara Tavares, explicou que o objetivo principal da parceria com o sindicato é estreitar o vínculo dos serviços em saúde. “Precisamos nos articular em redes integradas com os  sindicatos e movimentos sociais. O alerta se dá em virtude da saúde mental ser a terceira causa relacionada ao nível previdenciário. Os profissionais da saúde são os mais afetados”. Explicou.

 

 

 

Anísia Ferreira reforçou durante a conversa a complexidade da carga horária exaustiva da categoria que provoca o afastamento e o adoecimento dos enfermeiros em todo o estado. “Precisamos atuar mais fortemente na prevenção de doenças e no acolhimento destes profissionais na rede Sesa. No aspecto da saúde mental, o assédio moral, a violência nos locais de trabalhos e o desgaste físico ainda são as principais causas de adoecimento. No mês de prevenção ao suicídio, lembramos também do aumento de casos na categoria. Entendemos que esta aproximação é necessária”. Afirmou a presidente.

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Ce) é uma unidade de saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, responsável pelo diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, promove capacitação da Rede SUS, desenvolve projetos e pesquisas, organiza informações e subsidia ações de vigilância, com a finalidade de estruturar a rede de atenção à saúde do trabalhador no estado.

 

 

Enfermagem brasileira reage e ganha duas frentes parlamentares

 

 

Frentes parlamentares pela enfermagem reúnem entidades, parlamentares e enfermeiros pela valorização da profissão no Brasil. O anúncio foi feito na terça-feira (20), em Brasília, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece), Telma Cordeiro, e a presidente do Conselho Regional de Enfermagem no Ceará (Coren/ce), Ana Paula Brandão, representaram os interesses da categoria no estado.

Em um cenário nacional de perdas de direitos trabalhistas, a enfermagem dá um passo à frente no movimento que promete acompanhar, sistematicamente, a tramitação da Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem. 

Pelo Ceará, o deputado Célio Studart (PV) preside a Frente Parlamentar mista da Enfermagem. No seu discurso, reconheceu as condições precárias da categoria. “Os profissionais de enfermagem atuam sem um salário digno, em condições precárias e insalubres, mesmo assim, não perdem a coragem e a bravura na hora de salvar vidas”. Afirmou. 

Telma Cordeiro avalia a conjuntura nacional da enfermagem. "Este é o verdadeiro momento de agir. O tempo de tramitação das 30 horas é vergonhoso e se arrasta há anos. Diante da descaracterização de direitos, as entidades representativas reagem no momento certo, agora, em conjunto com parlamentes. A integração dos estados trará um novo ânimo na luta pela valorização da enfermagem no Brasil. No Ceará, estamos cada vez tentando trabalhar na parceria com as três entidades, Coren/Ce, Aben/Ce e Senece. O interesse é coletivo e o ganho é de todos. Parabenizo todos os envolvidos". Defendeu. 

 

O Senece acompanhará o tramite das frentes em prol da enfermagem

 

#30horas!#Brasília!#Valorização!#EnfermagemCearense!  

 

 

 

 

 

 

 

Subcategorias

Senece

Entre em contato conosco, escolha a forma de sua preferência

Senece - Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará
Endereço: Av. Santos Dumont, 2626 - Centro | Fortaleza - CE
Salas: 202 e 203
Telefone: (85) 3224-2771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Copyright© Senece 2015. Todos os direitos reservados.

Parceiros

Copyright (c) Site Name 2012. All rights reserved.