Notícia - Senece - Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará

Manifesto em Defesa da Democracia e do SUS

 

 

O Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece), ao cumprir seu papel social e construtivo na sociedade, se junta a outras entidades representativas pela soberania popular na defesa da democracia e da ordem constitucional.

Considerando a gravidade do cenário político-social que o país enfrenta, especificamente, com a falta de governabilidade com a saúde brasileira, a categoria dos enfermeiros do Ceará manifesta seu posicionamento a favor das liberdades individuais e contra a retirada de direitos.

O Sistema Único de Saúde (SUS), palco de lutas e batalhas por direitos sociais, vem sendo golpeado por um modelo governamental que exclui, difere e suprime vidas e a própria democracia. Os enfermeiros, militantes do SUS, atuaram, massivamente, na democratização do país, com a queda da ditadura instaurada pelo golpe de 1964. Com a Constituição de 1988, avanços importantes resultaram na 8ª Conferência de Saúde de 88: um marco idealizador do SUS.

Na conjuntura atual, os enfermeiros entendem que o SUS corre risco. A saúde pública da população pede socorro. Neste viés, ingressamos ao movimento no combate à corrupção e à desigualdade social, diante da crise sanitária, política e econômica que passamos.

A pandemia da Covid-19 causou um alerta no mundo todo sobre a importância de uma política pública em saúde eficaz e inclusiva. No Brasil, já ultrapassamos a marca de 1milhão de pessoas infectadas com a doença. Entre os profissionais da saúde do Ceará, 10 mil foram contaminados e 23 perderam a vida para a pandemia.

Entendemos que é preciso reagir. O sindicato orienta aos enfermeiros que queiram se unir ao ato pela democracia que vistam jalecos e mantenham o distanciamento social, atendendo a todas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

 ATO PELA DEMOCRACIA

 

Ato em Defesa da Vida, da Saúde, do SUS e da Democracia

 

Data: Domingo

Horário: 10 horas

Local: Aterrinho da Iracema

Próximo à Estátua de Iracema 

 

 

 

 

30 horas semanais foi protocolada na Câmara Federal

 

 


O projeto de lei nº 2997/2020, que estabelece a carga horária semanal para os profissionais de enfermagem, técnicos, auxiliares e parteiras, foi protocolado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e assinado por outros 26 parlamentares, de cada uma das 27 unidades da Federação. Agora, aguarda despacho do presidente da casa, Rodrigo Maia, para seguir com a tramitação.
⠀⠀
As 30 horas semanais é uma luta antiga das entidades representativas da enfermagem em todo o país. Sua aprovação irá proporcionar mais qualidade aos usuários dos serviços em saúde e a valorização para os profissionais da saúde. Saiba como ajudar 💪
⠀⠀
📲Compartilhe com amigos, grupos de trabalhos e familiares.

Acesse o link:
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=17915


Clique aqui e conheça o projeto na íntegra

⠀⠀
Enfermagem, uma pauta de todos! #ReajaEnfermagem!

Senece reage à decisão da Prefeitura de Fortaleza sobre a suspensão do adiantamento do 13º salário

 

 

 

O Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece) repudia a decisão do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em adiar o anúncio do pagamento do 13º salário. A decisão irá causar um impacto financeiro negativo nos profissionais da saúde que estão na linha de frente da pandemia.
⠀⠀
Solicitamos que a gestão municipal atue, imediatamente, na exclusão dos profissionais enfermeiros da determinação, em decorrência da situação de complexidade da categoria diante da calamidade e da urgência na renda já prevista para este mês de junho.
⠀⠀
Reforçamos que estes profissionais já estão acometidos por afastamento, contaminação e desgaste. Por isso, exigimos um entendimento diferenciado a este cenário.
Recua @prefeitorobertoclaudio

Subcategorias

Senece

Entre em contato conosco, escolha a forma de sua preferência

Senece - Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará
Endereço: Av. Santos Dumont, 2626 - Centro | Fortaleza - CE
Salas: 202 e 203
Telefone: (85) 3224-2771
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Copyright© Senece 2015. Todos os direitos reservados.

Parceiros

Copyright (c) Site Name 2012. All rights reserved.